Visitas:

De segunda a sexta-feira sob agendamento pelo telefone ou e-mail

Horário de atendimento da secretaria:

Visitação e apresentação da proposta pedagógica:
De segunda a sexta-feira sob agendamento pelo telefone ou e-mail

Adaptação:

Processo de adaptação e suas peculiaridades

No início do ano acontece o período de adaptação de grande parte dos alunos novos. Grande parte porque ao longo do ano recebemos crianças durante todos os meses, principalmente os menores que iniciam conosco quando suas mães voltam a trabalhar após a licença maternidade.

Este é um período que exige dos profissionais da escola e dos familiares um preparo específico para que tudo corra bem. Temos uma semana de adaptação com a escola voltada para acolher essas crianças que estarão num ambiente diferente e com pessoas desconhecidas. A criança ficará na escola apenas duas horas, recebendo toda atenção, carinho e segurança de que precisa para entender o que se faz ali, quais são os espaços que irá circular, utilizar, podendo conhecer os profissionais e colegas novos. Mas, para que esse processo ocorra satisfatoriamente, a família que é parte fundamental, deve colaborar seguindo as orientações e estando determinadas a enfrentar esta etapa que sabemos que é cheia de dúvidas e sentimentos ambíguos, por isso a nossa equipe também está preparada para acolher pais e mães que necessitam de auxílio emocional neste período.

Orientações:

1. A criança precisa ser informada que vai para a escola, que foi escolhida por seus pais e que estes estão muito felizes porque lá vai estar segura, cuidada, fará muitas atividades que em casa não são possíveis serem feitas e que terá contato com outras crianças da mesma idade, o que é muito importante para o seu crescimento.
  2. Na hora de entregar a criança deve deixar a mensagem que está tudo bem e que agora ficará ao cuidados da sua professora, mas que logo voltará para buscá-la.
  3. No retorno, a mensagem deve ser positiva: eu disse que voltava, você se divertiu? Estou vendo que sim! Demonstrando segurança mesmo sem ainda estar seguro. Tarefa difícil, mas possível. A professora vai dar pessoalmente notícias de como foi e passar instruções para o próximo dia.

O que é importante saber sobre o comportamento das crianças neste período:

• Que num dia chega sorridente e no outro pode chorar e isso só nos informa que mudanças causam sentimentos variados por isso precisam da garantia que seus pais estão firmes no propósito de mantê-los na escola.
  • Entender que a criança vai demonstrar o mesmo sentimento dos pais neste processo, se os pais entregarem seus filhos com pesar e sofrimento, a criança responderá da mesma forma.
  • Saber que a rotina é diferente da de costume e que esse fator implica em demonstrações pelo choro de cansaço, sono, fome, formas diferentes de entendimento de seus desejos.
  • Não oferecer nenhum tipo de recompensa, para não incentivar realizar tarefas em troca de algo, ainda mais quando tratamos de um processo que precisa ser vivido e conquistado.
  • Conversar com outras famílias que já passaram por este processo a fim de trocar experiências e ficar mais seguro.

Nós, da Escola Canto Vivo, faremos o possível para que seu filho tenha bons momentos neste período, recebendo atenção, respeito e carinho que a situação merece.

Curso de Férias:

A escola possui curso de férias regularmente nos meses de janeiro (após o término do recesso) e julho durante todo o mês corrente.

Comunicados:

Nossos comunicados sobre passeios, eventos e demais informações sobre a rotina escolar são disponibilizados por meio da agenda digital. Assim a comunicação é dinâmica, rápida e eficiente.

Períodos e horários:

• Manhã: 07h30 às 12h
  • Tarde: 13h30 às 18h
  • Semi Integral: 11h às 18h
  • Integral: 07h30 às 18h30

Onde comprar os uniformes:

• BETE BORDADOS E CONFECÇÕES
    Rua Haiti, 498 – Guilhermina – Praia Grande