A educação como um ecossistema de aprendizagem

Nossa história como instituição escolar traz o diferencial de não pensar a educação como um sistema de ensino e sim como um ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM que inclui a comunidade escolar – estudantes, professores, colaboradores e famílias – como organismos vivos que interagem entre si, com o ambiente dentro e fora da escola, visando construir um aprendizado baseado em experiências.

A chegada ao ensino fundamental anos finais é parte de uma trajetória que desde sua base na educação infantil vem agregando valores importantes ao processo educativo. Acreditamos que é possível desenvolver a motivação pessoal para aprender, por meio de um espaço que cultive a curiosidade, dando voz às ideias dos estudantes, que sentem-se seguros para se expressar e serem ouvidos. Este ambiente acolhedor e confiável potencializa ver o erro como estratégia criativa, construtiva e didática.

A educação tem como finalidade criar condições que facilitem a aprendizagem do educando e como objetivo básico apoiar a capacidade de autoconhecimento de forma que seja possível seu desenvolvimento intelectual, emocional, social e relacional, por isso dar ênfase nas relações interpessoais, centrada no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal e de interação é imprescindível para que o aluno se desenvolva e se torne sujeito de sua própria jornada.

A Escola Canto Vivo entende que a educação é um processo de democratização das relações, o que implica criar situações de responsabilidade, autonomia e cooperação. O educando é o sujeito da educação a partir das relações com o outro, com o objeto de conhecimento e o meio ambiente. Oferecer uma educação participativa e de qualidade significa ser capaz de gerar ferramentas para que os alunos possam:

• Ampliar a visão crítica de mundo;
  • Defender seus direitos e ampliá-los;
  • Inserir-se no mundo com um perfil empreendedor;
  • Assumir responsabilidade social, com desempenho ético, de preservação do meio. O que norteia nosso percurso nesta direção são as 17 ODS propostas pela Agenda 2030 da ONU.
  • Ambiente e de atenção à saúde individual e coletiva.

Sabemos que a transição do Fundamental I para o Fundamental II vem com muitas expectativas. A primeira delas é como manter o interesse dos aprendizes pelo conhecimento. Nossa base metodológica se revela na apresentação de situações problemas aos estudantes, que são desafiados a buscar soluções para a vida seja pessoal, social e no futuro, profissional. O nosso fio condutor são os projetos interdisciplinares.

A faixa etária é bastante específica e carregada de estigmas, que precisam ser entendidos e aceitos, no sentido de ajudá-los a crescer. Neste momento da vida escolar, esses sujeitos ampliam seu potencial de estudos e enfrentam conflitos referentes às transformações físicas e emocionais inerentes à idade.

Para isso dispomos de uma equipe preparada para este convívio e desenvolvimento das habilidades e competências necessárias que irão acompanhar o processo de aprendizagem individual e personalizado. Mais um diferencial da nossa proposta pedagógica é que cada aluno seja tutorado por um professor, com o objetivo de oferecer as ajudas necessárias para sua orientação de estudos, resolução de conflitos e escolhas pessoais.

Na prática, a organização do tempo trimestral e sua disposição ao trabalho das áreas funcionam de forma a atender momentos para o trabalho de conteúdos específicos e do projeto em andamento em cada período do ano. O objeto de estudo, fio condutor dos trabalhos, é a realidade, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmos, para se tornarem ferramentas com o objetivo de compreender e atuar de forma consciente na sociedade em que vivemos.

O espaço de convívio está sendo repensado e preparado para propiciar áreas adequadas a esta faixa etária, como quadra, área aberta de convivência, além do nosso espaço de biblioteca que ficará mais convidativo.

O material a ser usado será definido por cada professor em lista de material, pois ele deve contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos específicos de cada área, servindo de apoio e aprofundamento dos projetos.

O Ensino Fundamental Anos Finais, tem como referência a avaliação formativa que é uma “concepção de avaliação, entendida como aquela que tem como propósito a modificação e a melhoria contínua do aluno que se avalia; quer dizer, que entende que a finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem, seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.”( Zabala 1999 )

A avaliação se dá pautada no processo de desenvolvimento dos alunos na relação consigo mesmo, com seus colegas e com o objeto de conhecimento. Os eixos principais dessa avaliação são os conteúdos fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Enfatiza a tomada de consciência de cada aluno pelo processo vivido como também lhe dá instrumentos para superar os desafios e dificuldades.