Nossa prática pedagógica está embasada pelos princípios construtivistas de ensino-aprendizagem. A partir deles a educação que será oferecida tem como objetivo promover atitude mental construtiva do aluno, responsável por transformá-lo em uma pessoa única dentro de um contexto de um grupo social determinado . A escola tornará acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal e cognitivo.

Considera-se que o ensino acontece através de um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno juntamente com o professor pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na resolução de tarefas , na utilização de conceitos e em suas atitudes dentro de um grupo . O foco central é aprendizagem que é determinada a partir da relação elaborada entre os conhecimentos dos alunos e os novos conteúdos a serem aprendidos. A relações acontecem quando há atribuição de significados ao conteúdo de aprendizagem. Esse processo pressupõe uma mobilização cognitiva que é desencadeada por um interesse ou uma necessidade de saber.

O sujeito que aprende está caracterizado por um indivíduo que tem um contexto individual formado por suas experiências e seu estado afetivo – emocional. Através de novas experiências vividas dentro e fora do âmbito escolar é que seu conhecimento poderá evoluir e aprimorar suas competências e habilidades.

• Na Grade Curricular:
    • Permacultura